Você está aqui: Página Inicial / Projetos / Ensino

Ensino

LABORATÓRIO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA (LEE)


Coordenador: Dr. Diogo F. Rossoni

Participantes Supervisores: Drª. Ana Beatriz Tozzo Martins Dr. Sebastião GazolaDrª e Dr. Vanderly Janeiro

Participantes Colaboradores: MstWalkiria M. O. Macerau

Objetivo: Este projeto tem por objetivo fornecer ao aluno de graduação em Estatística a oportunidade de aprimorar a aprendizagem adquirida em sala de aula, por meio da realização de aplicações visando assessorar pesquisadores da UEM, outras instituições de ensino ou comunidade em geral. Os alunos serão acompanhados/orientados por docentes participantes do projeto e espera-se como resultado, a capacitação dos acadêmicos e que a demanda por esse tipo de trabalho seja atendida de forma organizada e eficiente.

 

Informações Gerais: As atividades dos discentes e docentes que fazem parte do LEE serão conforme as solicitações de atendimentos. Estes atendimentos serão voltados a todas as áreas que necessitem de orientação estatística, proporcionando auxílio em:

 

·Formulação e validação de questionários;

·Delineamento amostral e dimensionamento de amostras;

·Planejamento de experimentos;

·Coleta e tratamento de dados;

·Técnicas de análise multivariada;

·Séries temporais;

·Controle estatístico de qualidade;

·Métodos de regressão, dentre outros.

 

As análises estatísticas serão realizadas com programas estatísticos disponíveis no DES.

 

Quanto às solicitações de atendimento: O LEE receberá solicitações de atendimento da comunidade alvo em fluxo contínuo. No entanto, uma vez por semana será feita a análise dos atendimentos a serem realizados conforme a disponibilidade de seus participantes e o andamento dos atendimentos em execução.

 

As solicitações serão feitas mediante preenchimento de formulário próprio.

O solicitante deverá aguardar agendamento para uma reunião a ser realizada nas dependências do DES e contará com a participação de ao menos um aluno do curso de Estatística e um professor vinculado ao LEE, ou convidado pelos seus membros.

Caso o interessado seja aluno de algum curso de graduação ou programa de pós-graduação, é necessária a presença de seu orientador nos atendimentos iniciais visando maior entendimento do problema.

Caberá à equipe de professores participantes do projeto avaliar a possibilidade de execução da assessoria solicitada. 

Ao término dos atendimentos, os interessados deverão preencher formulário de avaliação online referente aos serviços prestados pelo LEE.

Caso o atendimento envolva a realização de análises estatísticas e produção de relatórios, poderá ser solicitada como contrapartida a co-autoria dos membros do LEE em trabalhos publicados fundamentados em tais análises. 

Caso o pesquisador precise de novo atendimento depois de encerrada sua assessoria, deverá, impreterivelmente, se inscrever novamente e aguardar novo agendamento.

O LEE não visa fins lucrativos no atendimento a empresas ou instituições, como também, não indica terceiros para realização de assessorias estatísticas.

Próximos Eventos
VI Workshop de Estatística 05/02/2018 - 07/02/2018 — UFSCar-SP
SINAPE 2018 23/09/2018 - 28/09/2018 — São Pedro - SP
Próximos eventos…